O Corinthians vive um momento de provação. Punido pela FIFA com transfer ban, sem poder contratar reforços para a sequência da temporada, o clube foi surpreendido nesta semana com mais um golpe: o artilheiro Yuri Alberto precisou passar por uma cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal.
Na noite de terça-feira (12), o atacante sentiu fortes dores abdominais e foi levado às pressas para um hospital na zona sul de São Paulo. Após exames, o diagnóstico foi confirmado e, já na madrugada de quarta, ele passou pelo procedimento, conduzido pelo médico especialista Dr. Walter Ayres Junior.
"A hérnia do atleta é diferente da hérnia comum. Ela não coloca o intestino em risco, mas causa dores muito mais intensas devido à explosão e força exigidas no esporte de alto rendimento", explicou Ayres.
Yuri recebeu alta na quinta (14) e iniciou o protocolo de recuperação. O plano é claro: trabalho intenso de fisioterapia, cargas progressivas e atenção total para evitar qualquer recaída.
O médico, que já atendeu inúmeros atletas, evitou cravar uma data de retorno, mas revelou que a preparação física de um jogador profissional pode ser o trunfo para encurtar o tempo de afastamento:
"Temos atletas que voltaram em 20 ou 30 dias. Por ser atleta de alto rendimento, a recuperação é mais rápida, mas o cuidado no pós-operatório é essencial para não haver reincidência", destacou.
Nos bastidores do CT Joaquim Grava, a expectativa é que Yuri esteja à disposição de Dorival Júnior para o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil contra o Athletico-PR, no dia 11 de setembro, na Neo Química Arena. Passando pelos paranaenses, o Timão enfrentará um dos rivais mineiros na semifinal.
Enquanto isso, o técnico terá de lidar com uma lista preocupante de desfalques: Carrillo, Hugo, Memphis Depay, Cacá, Fabrizio Angileri e Ángel Romero também não estarão à disposição para o duelo contra o Bahia neste sábado (16), pelo Brasileirão.
Bahia (C) – 16/08, 21h – Brasileirão
Vasco (F) – 24/08, 16h – Brasileirão
Palmeiras (C) – 31/08, 18h30 – Brasileirão
O momento é de união. O Timão precisará de garra e inteligência para superar os obstáculos e seguir firme na luta por títulos. E, se depender da dedicação de Yuri Alberto, o reencontro com a Fiel pode estar mais próximo do que se imagina.